Ratos em casa não! Saiba como evitar e combater esta praga urbana
Simone Sayegh
Do UOL,
04/05/201309h00
Para evitar que o cheiro atraia estas pragas urbanas, o lixo deve estar bem fechado e acondicionado
Para evitar que o cheiro atraia estas pragas urbanas, o lixo deve estar bem fechado e acondicionado
Apesar de protagonizarem inúmeros filmes e desenhos infantis, esses animaizinhos na vida real causam tanta repulsa quanto as baratas. Os ratos urbanos, aqueles que vivem pelos telhados, ruas e esgotos das cidades, podem transmitir direta e indiretamente sérias doenças aos seres humanos. Portanto, nem de longe pense em aceitar a presença desse roedor em casa: para evitar o ataque ou então combatê-los corretamente, confira as orientações dos especialistas ouvidos por UOL Casa e decoração.
A origem diz tudo
"Quando se trata de roedores, seu controle deve começar no ambiente e terminar nos invasores propriamente ditos", explica o veterinário sanitarista e mestre em saúde pública, Constancio de Carvalho Neto. Todo morador que encontra ratos rondando sua casa deve identificar o que está facilitando a permanência desses animais na residência e onde estão as fontes de alimento.
Getty Images
Algumas espécies que são ótimas nadadoras entram nas casas através da rede de esgotos
Para isso, o primeiro passo é identificar qual tipo de espécie invadiu a casa para depois saber de onde estão vindo os roedores.
De modo geral, as espécies urbanas podem ser classificadas em residentes e não residentes. As espécies residentes são o camundongo, que habita o interior das edificações e faz ninhos em armários, fogões, geladeiras e até máquinas de lavar roupa, alimentando-se de frutas e alimentos armazenados; e o rato preto, encontrado nos forros das casas, na parte oca de árvores ou em sótãos.
A espécie não residente é a ratazana que habita os esgotos públicos ou faz tocas e túneis subterrâneos em terrenos baldios e nas encostas de córregos a céu aberto.
Segundo o médico veterinário especialista em entomologia de pragas urbanas, Antonio Queiroz de Almeida Sampaio, as ratazanas são ótimas nadadoras e entram nas casas através da rede de esgotos e sistemas de captação de água pluvial como os bueiros. Esta espécie sai à noite para buscar alimento, mas sempre retorna ao seu ninho original. "Podem aparecer nos ralos e vasos sanitários localizados no térreo das edificações", completa.
Por sua vez, os camundongos podem entrar nas residências trazidos pelos próprios moradores, dentro de caixas de papelão com a mobília, com os eletrodomésticos ou até nas compras da feira. Uma vez dentro, procuram locais seguros para se esconderem.
"Antes de trazer esse tipo de embalagem para dentro de casa, vale uma bela inspeção no seu interior", aconselha o farmacêutico bioquímico, Eduardo Joseph Sayegh. Já os ratos de telhado, atraídos pelo alimento dos animais domésticos, invadem as casas e sobem ao telhado para se abrigar.
De acordo com Sayegh, quando existe uma infestação, os sinais são a presença de fezes, alimentos muito roídos e até os cachorros de estimação muito agitados à noite, de uma hora para outra, devido à presença dos roedores.
A limpeza do ambiente e o correto manejo do lixo doméstico ajudam a evitar a presença desses infestantes. Sayegh aconselha que a colocação do lixo na rua seja feita próxima ao horário de passagem do lixeiro, para evitar que os sacos fiquem muito tempo expostos atraindo pragas urbanas. "Além disso, devem ser muito bem fechados e acondicionados".
MAIS PRAGAS URBANAS
Mosquitinhos
Cupins
Formigas
Pulgas
Os restos de ração não comidos por cães e gatos também funcionam como atrativos para roedores residentes ou não, por isso, é melhor não deixá-los expostos nas vasilhas durante a noite. "O ideal é retirar e lavar as vasilhas todas as noites", orienta.
Receitas caseiras perigosas
Conforme Carvalho Neto, não existem receitas caseiras confiáveis o bastante para combater os ratos. "Vez por outra surgem certas receitas que pretendem resolver o problema, mas na verdade não conseguem ser efetivas", diz.
A mais recente foi o uso de feijão cru moído que supostamente mataria os roedores por ser tóxico. "Os ratos e camundongos não sabem disso, mas não ingerem o feijão cru de jeito nenhum, nem se ele estiver camuflado com mel, açúcar, coco ralado ou chocolate", conta Neto. Esses animais percebem do que se trata e não comem essa isca por puro instinto de preservação desenvolvido há milênios.
Outra forma "caseira" e muito perigosa de resolver esse problema é o uso dos famosos "chumbinhos", venenos proibidos em todo território nacional por serem extremamente tóxicos. Mesmo com todo seu poder são, em longo prazo, ineficazes contra os roedores porque agem rapidamente e levam desconfiança ao bando de ratos.
"Por viverem em grupos, para cada animal observado à noite, podem existir mais dez deles naquele local", salienta Sampaio. Matar rapidamente apenas um animal serve como alerta para os sobreviventes nunca mais encostarem naquela "comida".
Combate eficiente
Os raticidas encontrados em supermercados levam vantagem por serem crônicos, ou seja, demoram alguns dias para matar os roedores e não despertam a desconfiança no grupo, além de serem devidamente registrados e seguros quando utilizados corretamente.
"Os critérios da escolha do raticida são o tipo de espécie invasora, o local a ser tratado e a dimensão do problema, dentre outros", explica Sampaio.
Segundo Neto, as iscas devem ser dispostas nos pontos onde os ratos foram observados ou onde há fezes visíveis. Onde a isca foi parcial ou totalmente ingerida deve-se dobrar a quantidade do raticida e repetir sua oferta a cada sete dias, até que a isca pare de ser comida. "Depois de ingerida, entre três a sete dias, o rato morrerá em qualquer lugar, portanto cuidado com crianças e animais de estimação".
As ratoeiras são alternativas conhecidas para combater a presença indesejável desses animais. Para Sayegh, estas armadilhas funcionam se forem corretamente colocadas e em quantidade suficiente, porque se apenas uma for utilizada o cheiro de um possível rato morto pode afastar as outras "vítimas" em potencial. "São ferramentas de controle interessantes principalmente para camundongos, mas não são muito efetivas para ratazanas e ratos do telhado", explica.
Quanto aos gatos, eles até que caçam bem os camundongos, mas para enfrentar as ratazanas apenas os cachorros de grande porte são suficientemente ameaçadores. No entanto, os especialistas concordam que, para um controle efetivo, é importante contar com o trabalho de empresas coordenadas por profissionais especializados em medicina veterinária, agronomia, biologia, farmácia e química.
No estado de São Paulo, a APRAG (Associação dos Controladores de Pragas Urbanas) ou a ADESP (Associação das Empresas Controladoras de Pragas do Estado de São Paulo) podem indicar empresas idôneas para realização desse controle.
Como Eliminar Escorpiões Naturalmente
Criado por Carlos A. R. de Souza, Rafael Bemerguy, Jack.aw e 2 outros
Escorpiões são ótimos animais de estimação – desde que se tenha o cuidado correto. No entanto, a maioria das pessoas não os quer passeando pela casa. É possível livrar-se deles com produtos químicos, mas... para quê, se é possível livrar-se deles naturalmente?
Passos
1
Devolva o escorpião para o meio-ambiente. Apesar desse método não ser eficiente contra infestações, ele funciona muito bem contra um "convidado indesejado". O aracnídeo geralmente se encontra perto de lugares úmidos, por isso, procure-o com cuidado por volta da pia, ao redor dos chuveiros, das banheiras, da área de lavanderia, cozinha, etc. Ao encontrá-lo, cubra-o com um saco plástico, passando um pedaço de cartolina por baixo para cobri-lo, e então expulse o escorpião. •Utilize um recipiciente especial para pegar o aracnídeo, caso tenha um.
•Se você não quer devolver o escorpião para o seu habitat, esmague-o rapidamente com o seu calçado e pegue o corpo com um mata-moscas; no entanto, pense duas vezes antes de fazer isso, pois ele é predador de animais indesejados.
2
Conserte buracos e rachaduras para evitar que o alacrau entre
•Verifique também o lado de fora da casa. Cheque a ventilação e áreas ao redor da mesma. Procure em buracos por onde passem cabos, fios e canos na casa, bem como nos espaços onde se localizam paredes, portas e janelas. Verifique também os espaços do ar-condicionado ou aquecedor.
•Vede as janelas e portas corretamente. Além disso, se você colocou tela nas janelas, verifique se elas não têm buracos.
•Conserte torneiras com vazamentos, canos e quaisquer outras fontes de água com goteira.
3
Não mate as aranhas não-venenosas. Elas costumam ser boas predadoras desse animal peçonhento. Além disso, elimine grilos, cigarras e formigas, pois são alimento do escorpião.
4
Plante alfazema, pois dá pouco trabalho e tem um cheiro maravilhoso. De quebra, é possível espalhá-la ao redor da casa. Caso plantá-la não seja possível, uma alternativa menos eficiente é utilizar óleos aromáticos. •Substâncias cítricas também são ótimos repelentes. É possível criar citros (laranja, limão, etc) em vasos ou utilizar desinfetantes cítricos no banheiro e em outras áreas úmidas da casa.
5
Limpe o seu quintal. •Um bom jeito de acabar com os escorpiões é tirar os esconderijos deles. Elimine pilhas de madeira, lixo, jornal, etc.
•Ponha o lixo acima do nível do solo e telas debaixo das lixeiras. Isso afasta não só os escorpiões, mas os roedores também.
6
É possível que ter um animal de estimação funcione: gatos costumam matar escorpiões (e alguns cachorros também fazem isso). Você pode achar isso cruel, mas esse é um jeito bem natural de se livrar das pragas. Obviamente, algumas pessoas têm medo de que isso cause dano ao animal de estimação. Por isso, verifique se os escorpiões locais são venenosos. •Nunca force o seu animal de estimação a matar um escorpião. Só alguns animais possuem uma aptidão natural para caçá-lo e matá-lo.
•Ponha galinhas para catar os insetos que servem de alimento para o aracnídeo. Elas não só são pouco exigentes como vão devorar os alacraus que cruzarem o caminho delas.
7
Cace à noite. É um bom jeito de eliminar escorpiões manualmentes, se você tem vontade de fazer isso. Esses animais brilham na luz ultravioleta, então utilize uma para procurar por eles. Não se esqueça de calçar botas resistentes e de usar pinças de churrasco para colocar os aracnídeos em recipientes e devolvê-los ao ecossistema.
Dicas
•Ao contrário da sabedoria popular, a maioria dos escorpiões é inofensiva. A ferroada geralmente é dolorida, mas não mais que a de uma vespa, e raramente é fatal. É sempre bom, no entanto, evitar riscos desnecessários – especialmente se houver crianças em casa.
•Dê uma olhada nas suas vestimentas, nos lugares onde dorme e nos objetos que você carrega. Vistorie sapatos, luvas, bolsas, etc, antes de utilizá-los e sacuda-os para ver se existem escorpiões dentro.
•Esteja ciente da utilidade dos escorpiões. Eles são predadores de outros insetos indesejáveis, portanto tente manter um equilíbrio. Mantenha-os fora de casa, mas não se livre deles se não estiverem interferindo com sua vida.
•Restos de plantas são esconderijos para esses animais. Se você tiver um jardim, vai ter que saber equilibrar entre manter as suas plantas úmidas e a população de escorpiões reduzida. Isso é possível, mas é necessário ser sempre vigilante: não ponha adubo orgânico perto das paredes e as mantenha sempre secas. Afaste o jardim de casa e vista luvas resistentes para tocar no solo e nas plantas.
•Há produtos orgânicos que podem ajudar você a se livrar dos escorpiões. Procure saber mais sobre eles.
•Os escorpiões mais perigosos do mundo vivem no Norte da África, América do Sul, Oriente Médio, Índia e México.
•Há soro antiescorpiônico disponível para as várias espécies do animal.
Avisos
•Algumas infestações são tão graves que as soluções naturais não resolvem. Se você tentou tudo o que foi descrito aqui e mesmo assim não resolveu, chame um exterminador profissional.
Materiais Necessários
•Recipiente plástico e cartolina ou objeto específico para capturar escorpiões.
•Material de vedação de portas e janelas.
•Água sanitária.
•Alfazema ou plantas cítricas.
•Um animal de estimação predador de escorpiões.